Todas as escolas budistas estão apoiadas e fundamentadas nos “Três Tesouros, ou nas Três Joias”:
❖ Buda, o ser venerável, aquele (a) que despertou; também se refere a Xaquiamuni Buda
❖ Darma, a Lei Verdadeira, os ensinamentos.
❖ Sanga, a comunidade que pratica o Darma de Buda.
A fé nos Três Tesouros tem sido a característica religiosa de todo o Budismo.
Segundo o professor monge da Soto Zen, Kogen Mizuno, em seu texto Fundamentos da Filosofia de Xaquiamuni Buda, alguns professores ocidentais argumentam que, por não haver uma divindade, o Budismo de Xaquiamuni Buda não é uma religião, mas um sistema de éticas, moralidade e filosofia. Entretanto, tais professores desconsideram a natureza religiosa da fé nos Três Tesouros. Se o Budismo não fosse mais que um sistema filosófico e ético, não teria sobrevivido até os nossos dias como a fé de bilhões de pessoas...o estudo profundo da filosofia budista pode fazer budólogos, mas não um budista. Como no tempo de Buda Xaquiamuni, ser budista significa ter fé religiosa nos Três Tesouros. ”
Buda é uma palavra sânscrita que significa “desperto, iluminado”. Aquele que acessou a verdade. O Buda Histórico, chamado de Xaquiamuni, deixou ensinamentos transmitidos e compreendidos como “verdade última”, e assim, denominado “Darma”. E, quando seus ensinamentos são compreendidos e vividos, surge a Sanga.
“Buda, Darma e Sanga, interligados - três tesouros, formam uma grande joia. ”
E, uma das preces importantes nas comunidades budistas é a seguinte:
Eu me refugio em Buda, o ser mais venerável.
Eu me refugio no Darma, a Lei livre de apegos.
Eu me refugio na Sanga, comunidade que protege tais ensinamentos por meio da prática incessante.
...
Retorno e me abrigo em Buda, o ser mais Venerável
Retorno e me abrigo no Darma, lei livre de apegos;
Retorno e me abrigo na sanga, comunidade em harmonia.
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